Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0260r10f09.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/14/10 17:42:26
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - HOSPITAIS - BIBLIOTECA
Hospital Anchieta (4-f09)

 

Clique na imagem para voltar ao índice do livroEste hospital santista foi o centro de um importante debate psiquiátrico, entre os que defendem a internação dos doentes mentais e os favoráveis à ressocialização dos mesmos, que travaram a chamada luta antimanicomial. Desse debate resultou uma intervenção pioneira no setor, acompanhada por especialistas de todo o mundo.

Um livro de 175 páginas contando essa história (com arte-final de Nicholas Vannuchi, e impresso na Cegraf Gráfica e Editora Ltda.-ME) foi lançado em 2004 pelo jornalista e historiador Paulo Matos, que em 13 de outubro de 2009 autorizou Novo Milênio a transcrevê-lo integralmente, a partir de seus originais digitados:

Leva para a página anterior

Na Santos de Telma, a vitória dos mentaleiros

ANCHIETA, 15 ANOS (1989-2004)

A quarta revolução mundial da Psiquiatria

Leva para a página seguinte da série

9

OS APOIOS AO ATO SOLIDÁRIO

 

Entre as centenas de apoios de todo o mundo recebidos pela prefeita pelo se gesto no Anchieta, figuram a Comissão de Justiça e Paz de São Paulo, Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, SP, Centro Studi Regionali per Salute Mentale Del F.G.V., Psiqhiatria Democrática Triveneta, Service Salute Mentale di Trieste,  sindicatos de trabalhadores, conselhos profissionais, prefeituras, governos estaduais, entidades nacionais de trabalhadores de Saúde Mental, movimentos de moradia, Centro de Psicodrama Psicanalítico Grupal de Buenos Aires.

 

As três entidades de Assistentes Sociais, Associação Nacional, Sindicato e Conselho paulista prestaram apoio. Prefeitura e secretaria de Saúde de Campinas e Jaboticabal. Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco e secretarias de Saúde de vários Estados fizeram manifestações de apoio, como da Bahia e Rio Grande do Sul, também a da cidade de São Paulo e a Equipe Técnica do Centro de Atenção Psico-social Professor Luiz da Rocha Cerqueira. Hospital-Dia A Casa de São Paulo, deputados como Jamil Murad e muitos outros parlamentares se solidarizaram por este ato de progresso popular.