Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0268.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/03/09 18:16:42
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Portinari empinando pipa

No final do século XX, uma nova estátua foi colocada no bairro do Marapé: um menino empinando pipa (papagaio, pandorga). Quem passa pelo local, mesmo que saiba chamar-se o local Praça Cândido Portinari, geralmente não faz a ligação entre o famoso pintor e o significado desse monumento - que é explicado pela Prefeitura Municipal de Santos, em uma página Web criada em 1998:

Menino levado

Quem quiser relembrar os bons tempos de infância, já tem o lugar certo para fazer isso em Santos. A Praça Cândido Portinari, no Marapé, na confluência da Rua João Caetano e Av. Moura Ribeiro, além da reurbanização, ganhou um monumento que, com certeza, já está na lista dos mais bonitos e atraentes do Município.

A estátua, em 1998
Foto: Prefeitura Municipal de Santos
É a escultura Menino Empinando Pipa, dos artistas Serafim e Daniel Gonzalez, respectivamente, pai e filho. Em fibra de vidro e com 1,80 metro de altura, o nosso menino representa a infância inocente e ingênua de antigamente.

Levado, o garoto do Marapé passa longe dos computadores e da Internet. Ele brinca com bola de meia, pião de madeira e empina pipa. Com a ajuda do vento, esta última chega a balançar, dando um toque real à cena. O monumento é alusivo a Cândido Portinari, pintor brasileiro que tem em sua obra uma fase dedicada à infância.

Foi um dos mais famosos do Brasil e teve grande aceitação no exterior. Também ficou conhecido por abordar em suas telas temas da vida rural brasileira, as migrações nordestinas e o trabalho nos portos. Voltando ao Menino Empinando Pipa, vale a pena conhecer o mais novo monumento de Santos. Quem sabe até voltar aos velhos tempos e brincar com os filhos na praça!

Num cartão postal de fins da década de 1940, este pormenor identifica ao centro a Praça Portinari. A praça se formou em razão de um "balão de retorno" dos bondes santistas, criado numa época em que eles não cruzavam a estrada de ferro, por razões técnicas depois resolvidas (note-se que os trilhos do bonde prosseguem para a direita, pela avenida, onde se cruzarão com a ferrovia vista no alto da imagem e prosseguirão até a praia):


Detalhe de imagem do acervo do professor e pesquisador santista Francisco Carballa

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais