Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300r.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/21/06 15:25:27
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SANTOS EM...
1963 - pela Guarda Civil

"...principal cidade do Estado de São Paulo, depois da Capital..."

No ano anterior à Revolução Militar de 1964, A Guarda Civil editava seu Guia Prático Santos-1963, "elaborado pelo Insp. Ch. Div. Paulo Guimarães/composto e impresso no Serviço Gráfico da Guarda Civil", em formato caderneta, com 80 páginas preto e branco, sem ilustrações, para uso pelo seu contingente (exemplar no acervo do historiador santista Waldir Rueda):


Imagem: reprodução da capa do guia

Santos

Santos está localizada, no litoral, na ilha de S. Vicente, e ambas as cidades encontram-se de tal modo unidas, que quase se confundem.

No entanto, o povoado mais antigo é o da cidade de S. Vicente, fundado por Martim Afonso de Souza em 1532, base primeira destinada à colonização do Brasil.

Segue-se logo após o povoamento da região Leste da ilha, onde se ergue a cidade de Santos em 1534, cabendo as maiores glórias de sua fundação oficial a Braz Cubas, fidalgo lusitano, que compunha a comitiva de Martim Afonso.

Braz Cubas, juntamente com seus irmãos, instalou-se na Ilha Pequena, mais tarde e sucessivamente denominada Ilha de Braz Cubas, Ilha dos Padres - e finalmente, Ilha Barnabé -, instalada na foz do Rio Jurubatuba, onde iniciaram vasta cultura de cana de açúcar, arroz e outros produtos. Cabe assim, a este colonizador, entre outras muitas glórias, a criação de uns dos mais importantes focos iniciais da lavoura canavieira e da [... - N.E.: linha de texto empastelada - ...] -fluenciaram, na economia do Estado e do próprio País.

Braz Cubas, quando viu-se investido das funções de capitão-mor, em 8 de junho de 1545, tratou de conceder o foral de Vila à povoação que fundara.

Cidade - Devido ao espírito inteligente e empreendedor de seu povo, aliado à privilegiada situação de seu ótimo ancoradouro, abrigado das tormentas marítimas, a Vila de Santos desenvolveu-se de maneira rápida, progredindo muito social e economicamente, à proporção que se aumentava o movimento da navegação internacional. Em conseqüência desse desenvolvimento, a 26 de janeiro de 1839, a Vila de Santos foi elevada à categoria de cidade.

2ª cidade do Estado - Atualmente, Santos, graças ao extraordinário labor de seus habitantes, ostenta o justo posto de principal cidade do Estado de S. Paulo, depois da Capital, e orgulha-se ainda de ser o primeiro porto exportador de café do mundo, bem como o maior da América do Sul em importância comercial.

***

O município de Santos abrange uma área de 749 km², parte dela dentro da ilha de S. Vicente, onde fica a sede, e parte no continente, onde se localiza o Distrito de Bertioga. O relevo de seu território é constituído por dois elementos: a Serra do Mar e a planície costeira.

Sua configuração geral apresenta-se como escarpa abrupta, vencida com dificuldade pela E. F. Santos-Jundiaí e pela Via Anchieta - moderna rodovia que liga esta cidade à Capital do Estado.

Serras - A Serra do Mar tem, no município, várias denominações, entre outras as de Serra do Quilombo, do Morrão e do Guaratuba. Seu ponto culminante no território santista é o pico do Jaguareagava, com 1.000 m de altitude e distante 17 km da cidade.

As encostas da serra são recobertas, ainda em sua maior parte, por extensas matas, caracterizadas pela presença de lianas e parasitas com numerosíssimas e variadas espécies de orquídeas.

Rios - Quase todos os rios do Município são originários das vertentes da Serra do Mar. Dentre os mais importantes, destacam-se: o Quilombo, o Jurubatuba, o Itapanhaú, Guaratuba e o Itatinga; neste existe a Cachoeira Gaffrée, aproveitada pela Cia. Docas de Santos, para a produção de energia elétrica, destinada a suas usinas de força e luz.

Clima - O clima de Santos é de modo geral quente, caracterizando-se pela umidade e pelas precipitações elevadas, devido à aproximação do paredão formado pela Serra do Mar. Situa-se esta paralelamente ao litoral, e constitui uma barreira dificilmente vencida pelos ventos úmidos vindos do mar, disso resultando chuvas freqüentes.

População - De acordo com o último recenseamento, procedido em 1º de setembro de 1960, o município de Santos apresentava 263.337 habitantes, sendo 224.210 na zona urbana, 36.258 na zona suburbana e 2.869 na zona rural.

Assistência médica - Conta esta cidade com 11 hospitais, com 1.759 leitos, 3 postos de saúde, 11 postos de Puericultura e 43 ambulatórios.

Entre os estabelecimentos hospitalares, distingue-se o Hospital da Sta. Casa de Misericórdia, o primeiro instalado no Brasil por iniciativa de Braz Cubas, o fundador da cidade, por volta de 1543.

Assistência social - Conta esta cidade ainda com 27 instituições de assistência aos desvalidos, sendo 5 creches, 22 asilos, educandários e abrigos para cegos, 9 destinados a adultos e 13 a crianças e adolescentes.

Recreações - Socialmente, Santos é uma das cidades mais dinâmicas do País. Conta com 65 clubes recreativos e esportivos, cujas festas e recepções atraem visitantes das cidades próximas e da Capital.

Existem ainda 26 cinemas, dotados muitos deles com modernos equipamentos de projeção, ar condicionado etc.; dois destes cinemas funcionam também como teatros.

Meios de hospedagem - Conta a cidade, entre hotéis e pensões, com cerca de 150 estabelecimentos, com capacidade total de 7.500 pessoas, alguns deles de alta categoria.

Torna-se necessário cuidar-se sempre de maiores e melhores meios de hospedagem, porque Santos constitui atualmente, sem dúvida alguma, no maior centro de atração turística de São Paulo, acolhendo anualmente cerca de 4 milhões de visitantes, sôfregos a desfrutar as delícias das belas praias santistas.

Cultura - Existem em Santos 4 estabelecimentos de ensino superior, 18 de ensino secundário, 183 escolas primárias e 2 escolas industriais.

Completam o quadro de atividades culturais 31 bibliotecas, entre públicas e particulares, 4 jornais diários e dois semanais, 4 estações de rádio, 28 entidades de estudos e pesquisas, entre os quais se destaca o Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

Atividades econômicas - Dispõe de um magnífico porto, que exerce considerável influência sobre a enorme região da América do Sul; de uma rodovia "Via Anchieta", considerada a melhor do País, e de duas excelentes ferrovias: Sorocabana e Santos Jundiaí. Santos desfruta de invejável situação dentro da economia paulista e nacional.

No vizinho município de Cubatão, desenvolve-se em torno da Refinaria "Presidente Bernardes" um complexo industrial de elevada importância. Ali já estão funcionando várias fábricas aproveitando os subprodutos e derivados do petróleo e ultima-se a construção de uma grande usina siderúrgica - a "Cosipa", cuja capacidade, somada à de Volta Redonda (N.E.: Estado do Rio de Janeiro), proporcionará ao Brasil suficiente produção de aço; embora estes melhoramentos estejam fora do município santista, proporcionarão, sem dúvida, poderosos reflexos na economia da cidade de Braz Cubas.

Indústria - Há no município 559 estabelecimentos industriais, ocupando 7.040 operários.

Agropecuária - Existem, neste setor, 341 propriedades agropecuárias. Os principais produtos agrícolas são a banana e a cana-de-açúcar.

Bancos - Operam na cidade 53 bancos e ainda agências de Caixas Econômicas Estaduais e Federais.

Porto - O cais do porto possui atualmente 7.787 m de extensão. As condições naturais do porto de Santos garantem-lhe situação privilegiada, colocado como se encontra em canal de águas tranqüilas e totalmente abrigado.

O acesso ao porto é viável por um canal marítimo, situado entre as ilhas de S. Vicente e Sto. Amaro, com larguras variáveis de 400 a 800 m e profundidade de 9 e 34 m, em sua faixa de navegação. As correntes de maré atingem raramente a velocidade máxima de 3 milhas por hora.

Dispõe o porto de 32 armazéns internos, situados na faixa do cais, alfandegados, destinados a mercadorias comuns de importação, sendo um frigorífico. Há ainda 29 armazéns externos, utilizados para o recebimento de mercadorias comuns de exportações.

Além desses armazéns, há no porto 32 edifícios para várias finalidades, assim como: um silo para trigo; quatro galpões para inflamáveis e explosivos; 23 pátios cobertos para depósitos de mercadorias de exportação ou nacionalizados.

Possui ainda 101 tanques com capacidade para 361.412 toneladas, destinados ao armazenamento de gasolina de aviação, gás liquefeito, benzina, gasoil, gasolina comum, querosene, óleo cru, óleo de caroço de algodão e óleo combustível.

O porto de Santos, pelo movimento e modernização de sua aparelhagem técnica, é o maior da República. Para visitação ao cais e aos navios, se faz necessária a licença da Guardamoria da Alfândega e visto da Polícia Marítima e Aérea.

Atrações turísticas

Aquário Municipal - instalado na Ponta da Praia, mostra ao turista inúmeras coleções de peixes exóticos brasileiros, em tanques especiais. Na piscina ao ar livre, encontram-se tartarugas gigantes, leões marinhos e pingüins.

Bertioga - possui praia muito pitoresca, com especial serviço de barcas, que partem da estação flutuante, localizada no pátio do armazém n. 5.

Em Bertioga estão localizadas as Colônias do Sesc e Senac. Além de 2 ou 3 hotéis, existem várias pensões familiares. Lá estão localizadas as ruínas do Forte S. João, de gratas recordações históricas.

Bolsa Oficial de Café - casa dos pregões, às 10,30 e 16,30 hs., situada à Rua 15 de Novembro, esquina com a Frei Gaspar, na cidade. Lá existem valiosas pinturas de Benedito Calixto, guarnecendo as paredes internas do prédio.

Casa do Trem - situada à Rua Tiro Onze, em edifício colonial. É uma espécie de armazém bélico ou arsenal, onde se guardavam arcabuzes, mosquetes, canhões e outras armas, mandado construir em 1734, depois que Santos fora vítima de assaltos de alguns piratas, dentre os quais o famoso flibusteiro inglês Thomas Cavendish, em 1591.

Convento do Carmo - fundado em 1599, é o mais antigo templo da diocese de Santos, localizado na Praça Barão do Rio Branco, possui relíquias artísticas e religiosas.

Convento de Santo Antônio do Valongo - de valor histórico e religioso. Está situado no Largo Marquês de Monte Alegre, ao lado da Estação da Estrada de Ferro Santos Jundiaí, construída em 1640.

Capela do Monte Serrat - além da escadaria de concreto, em cujo percurso estão instaladas em nichos as estações da Via Sacra, construídas por subscrição popular, o acesso também se faz por dois elevadores acionados por sistemas funiculares. No alto, ergue-se a ermida de N. S. do Monte Serrat, padroeira de Santos e protetora dos navegantes, cuja construção foi no ano de 1605. Ao lado da ermida, o salão de promessas, onde se exibem os mais curiosos objetos, como troféus de fé na Virgem milagrosa.

Fortaleza da Barra Grande - no município de Guarujá, é considerada o maior monumento histórico militar do Estado de São Paulo. É também conhecida por Fortaleza de Sto. Amaro e sua construção data de 1583. É hoje a sede do Círculo Militar de Santos.

Ilha das Palmas - também no município de Guarujá, está situada na Barra de Santos. O homem aumentou sua beleza natural, tornando-a a sede do Clube de Pesca. As visitas às modernas instalações somente poderão ser feitas em companhia de associados ou com autorização especial da diretoria.

Morro de Nova Cintra - é um dos mais pitorescos promontórios de Santos, possuindo clima ameno e agradável. Há acesso para automóveis e dispõe de magnífica lagoa e cascata. Naquele lugar estão instaladas moendas de canas e alambiques para álcool e aguardente (morrões).

Morro de Santa Terezinha - próximo à praia, dá acesso a automóveis, com entrada pelo bairro do Marapé. De seu topo, descortina-se maravilhosa vista panorâmica de toda a orla da praia. Tem especial linha de ônibus que parte da Rua Marechal Floriano Peixoto/Praça Independência. Há um bom restaurante com serviço de bar. Ao lado ergue-se a capela de Sta. Terezinha, onde aos domingos se celebram missas.

Mosteiro de São Bento - data de 1650, e está localizado ao início do Morro do mesmo nome. Relíquia histórica e religiosa de Santos.

Museu de Pesca - fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, n. 192, na Ponta da Praia. Destinado a conservar a amostra de exemplares da fauna marinha, com mostruários de utensílios de pesca, navegação etc. Junto dele funciona uma escola de pesca e rudimentos de náutica, para filhos de pescadores da região.

Museu Santista - fica situado na Av. Cons. Nébias, 553. É instituição particular, idealizada e organizada pelo sr. Francisco de Barros Melo. Possui valiosíssimas coleções de antiguidade, armas, comendas, moedas e objetos raros.

Orquidário Municipal - situado na Praça Washington. Enorme parque natural, belíssimo e aprazível. É muito bem tratado, com exposição de plantas variadas e orquídeas raras.

Panteon dos Andradas - monumento histórico, situado à Praça Barão do Rio Branco, franqueado à visitação pública, das 10 às 18 hs. É um relicário de lembranças da família Andradas, em cripta de mármore. Ali repousam os restos mortais de José Bonifácio, o Patriarca da Independência, e seus irmãos Martim Francisco e Antônio Carlos.

Restos do Outeiro de Santa Catarina - situados no final da Rua Visconde do Rio Branco, ali teve início a cidade de Santos. A placa comemorativa da fundação da vila acha-se colocada numa das rochas.

Ponta da Praia - belíssimo recanto, onde estão situados os clubes náuticos, e permite ver a entrada e saída de navios a curta distância. É deste local que, aos sábados e domingos, parte uma lancha para excursões turísticas. Também desse ponto decola um hidroavião para vôos panorâmicos sobre a cidade. Situa-se ainda, naquele local, a estação de ferry-boat para Guarujá.

Porto - de intenso movimento, onde circula grande parte das riquezas de São Paulo.

Praias - as praias constituem a maior atração da cidade, ajardinadas em toda sua extensão, e ostentando obras ornamentais maravilhosas.

Dispondo de enorme faixa de areia, as praias permitem o cômodo tráfego de bicicletas e veículos similares e propiciam a acomodação de imensas legiões de banhistas, sobrando ainda áreas suficientes para instalações de barracas esportivas e quadras para disputas de tamboréu, voleibol e tênis de mesa.

As águas, em geral mansas e tranqüilas, favorecem e incentivam os banhos de mar, às pessoas de todas as idades.

Quilombo do Jabaquara - situado no trecho onde é hoje a saída do túnel do Monte Serrat, é local de grande tradição cívica. Foi o refúgio de milhares de negros cativos, antes da abolição da escravatura.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes - localizada no bairro do José Menino, à Rua Sta. Catarina, junto ao Morro do José Menino. É uma atração turístico-religiosa, sendo muito procurada pelos devotos da Santa.