Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0387.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/28/07 23:13:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Um novo mercado na Califórnia santista...

Uma otimista análise da grande vocação agrícola de Santos...

Agora que a ilha de São Vicente foi toda ocupada por casas e prédios; que sumiram as chácaras na planície e os alambiques nos morros, e que mesmo na área continental de Santos as raras fazendas não produzem qualquer das tradicionais culturas alimentícias, soa estranho e até irônico este discurso em que se previa para muito breve a transformação do município de Santos numa nova Califórnia (região de grande produção agrícola na costa Oeste dos Estados Unidos)...

Um discurso que no entanto foi proferido em 1920, quando se lançou a pedra fundamental de um mercado a ser construído na Vila Mathias (em apoio ao que existia desde 1902 na Vila Nova) como registrou o jornal santista A Tribuna em 27 de novembro de 1920, um sábado (ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução parcial da matéria original

O mercado de Vila Mathias

O assentamento da pedra fundamental - O discurso do cav. Augusto Marinangeli

A idéia da construção de um mercado modelo nesta cidade é um empreendimento que vem sobremaneira concorrer para o progresso de Santos e para a comodidade da população santista.

O primeiro passo para essa grande obra foi dado ontem, com a cerimônia do assentamento da pedra fundamental, no espaçoso terreno que fica situado entre os canais 1 e 7.

O ato do assentamento da pedra fundamental teve lugar às 10 horas, perante os representantes da municipalidade, da imprensa e outras pessoas gradas, sendo lavrada uma ata que, juntamente com exemplares dos jornais do dia e moedas do país, foi encerrada sob a pedra básica do grandioso edifício do novo mercado.

A ata estava concebida nos seguintes termos:

"Aos 14 dias do mês de novembro de mil novecentos e vinte, nesta cidade de Santos, estado de S. Paulo, República dos Estados Unidos do Brasil, sendo governador da cidade o com. cel. Joaquim Montenegro, e presidente da Municipalidade o cav. dr. Benedicto de Moura Ribeiro, neste local, entre as avenidas dos canais ns. 1 e 7, Vila Mathias, foi colocada a pedra fundamental do mercado modelo, sendo concessionário o sr. cav. Augusto Marinangeli, de conformidade com o contrato celebrado em 21 de outubro de 1913, com a Câmara Municipal desta cidade, em virtude da execução da lei n. 522, de 4 de junho de 1913.

 

"Para constar, foi lavrada a presente ata, que vai firmada pelos presentes, às 10 horas do dia 14 de novembro de mil novecentos e vinte". Seguem-se as assinaturas.

 

Colocada a pedra, foi oferecida aos presentes uma taça de champanha, tendo o cav. Augusto Marinangeli pronunciado o seguinte discurso:

 

"Exmo. sr. presidente da Municipalidade.

 

"Exmo. sr. governador desta cidade.

 

"Exmos. senhores

 

"A minha modesta iniciativa de dotar Santos de um novo Mercado nasceu em virtude de interessantes observações, feitas ao correr dos anos, sobre o desenvolvimento sempre crescente desta já tão grande e importante cidade.

 

"Celebrizada pelo culto da pátria, da Caridade e da Liberdade, durante todos os séculos da sua gloriosa história, Santos, o empório mundial do café, constitui hoje um dos fatores mais preponderantes para o progresso do Estado de S. Paulo, e possui todos os elementos necessários a uma expansão vertiginosa em todos os ramos da atividade humana.

 

"O seu esplêndido ancoradouro recebe diariamente os sempre maiores palácios flutuantes, mantendo o intercâmbio comercial com as praças mais longínquas e com as mais importantes do mundo. Com os aparelhos mais modernos e aperfeiçoados da sua extensa linha de Docas, monumental trabalho da engenharia brasileira, e com as redes ferroviárias, que daqui irradiam os produtos e os artefatos de outras terras, e aqui escoam com prodigiosa facilidade tudo quanto é produzido desde as mais longínquas paragens deste vastíssimo continente sul-americano para abastecer os mercados estrangeiros, Santos é considerado hoje um dos maiores centros de expansão mundial.

 

"As suas terras litorâneas, uma vez removidas as dificuldades de comunicação com o seu magnífico porto, num surto prodigioso, formarão a Santos Agrícola, pois, incontestavelmente, no litoral do Estado temos elementos naturais para a formação de uma nova Califórnia - a Califórnia tropical.

 

"A hulha branca, da qual é tão rica esta cordilheira imensa que se levanta ao Céu para glória dos Titãs do trabalho, para glória dos heróicos Bandeirantes, nos dará a força necessária para movimentar, a preço reduzido, as futuras indústrias que aqui, pela grande vantagem econômica da eliminação ou da grande redução dos transportes terrestres, terão fatalmente de surgir, proclamando Santos uma das cidades mais importantes da Indústria.

 

"Tudo isto, meus senhores, será fato, em tempo muito breve.

 

"O afã que vai no mundo, a febre de produção que incita os países prejudicados pela guerra, febre de restauração da sua economia interna e de suas finanças, febre que devora também os países, que da guerra tiraram proventos, para poderem manter as posições de prosperidade e de predomínio alcançadas nos mercados mundiais, terão e já têm a sua repercussão sempre maior aqui; e Santos é destinada a absorver e recambiar a pulsante atividade de todas essas inúmeras energias.

 

"Santos se tornará a dominadora absoluta dos comércios e dos tráfegos de uma das maiores partes do continente sul-americano.

 

"A extraordinária vantagem que disso advirá aos habitantes desta cidade, a intensidade do trabalho fecundo que se desenvolverá sempre mais, produzirão um aumento de população tão grande, que será necessário determinar desde logo o estudo da ampliação da cidade e enfrentar o problema da habitação.

 

"O invejável conforto derivante da ótima qualidade de água potável, da perfeita canalização dos esgotos e das águas pluviais, dos abnegados e relevantes serviços a cargo da Repartição de Higiene do Estado, a beleza, o encanto das nossas praias e de toda esta natureza luxuriosa que parece um troféu de glória coroante esta epopéia de trabalho, têm chamado a esta cidade milhares de visitantes, que, das mais longínquas zonas deste e de outros Estados, vêm aqui desfrutar a amenidade deste clima e a eficácia destes ares iodados, que o imenso oceano incansavelmente renova.

 

"Diversos são os fatores que hoje determinam a forma duma cidade: a topografia, o regime econômico e social, as possibilidades técnicas, a higiene. Dos vários fatores, o mais importante é o valor do solo, o qual determina a forma das habitações. Em Santos, excluindo a parte mais central, o solo é ainda relativamente barato, porque a sua enorme extensão impede que a especulação se apodere dos terrenos, sobre os quais se estenderá a cidade futura.

 

"Tal estado de coisas permite a formação da cidade-jardim, como uma tendência natural de descentralização. Os quarteirões de habitação serão assim distintos e separados daqueles consagrados ao trabalho. A casa para uma família única com todos os requisitos essenciais de uma casa civil de habitação é o conceito moderno do conforto doméstico, conceito este que aqui é aplicado naturalmente e incrementado por estas beneméritas associações prediais, que suprem com os seus empreendimentos a falta das iniciativas particulares.

 

"Não resta a menor dúvida que a casa modesta de aluguel construída com critério de mesquinhez é um conceito retrógrado; só a mais rigorosa aplicação das boas normas técnico-construtivas pode oferecer a garantia de economia e de decoro ao mesmo tempo. As iniciativas particulares às vezes falecem diante de uma perspectiva de pequena remuneração do capital a empregar. O aspecto econômico é pois sem dúvida hoje o mais grave e mais complexo problema da construção da casa de moradia. Os incentivos governamentais, exonerando da tributação alfandegária os materiais de construção importados, e os diversos e generosos favores distribuídos mediante leis emanadas pelas municipalidades, não são sempre considerados suficientes para impulsionar a Edilícia.

 

"O capital particular não aflui hoje de preferência a esse gênero de empresa por um fato de economia elementar, pois seria ilusório pensar de poder forçar o capital quando a este não é assegurada a conveniência do seu emprego. Por isso nós vemos surgir muitas pequenas casas, mesmo de tábuas, construídas pelos trabalhadores e operários com suas economias, resolvendo assim erroneamente o problema da habitação, tanto do lado econômico como do higiênico. A resolução da crise da habitação deveria ser pelo estímulo de sãs e fecundas energias privadas, neste ramo de indústria, se as Caixas Econômicas do Estado fossem autorizadas a constituir uma disponibilidade financeira de mútuos, a serem concedidos com o pagamento do respectivo juro e com as devidas garantias, aos particulares e sociedades construtoras.

 

"Além do problema da casa que é a célula inicial da cidade, torna-se necessário ainda organizar ou sistematizar os quarteirões de negócios, de habitação, das indústrias, com todos os elementos necessários para o bem estar e o conforto da população.

 

"O mercado no meio desta grande zona da cidade de Santos, destinada a ser cidade-jardim, irá preencher todas as necessidades, originadas do conforto, do bem estar e da higiene de seus habitantes. Por isso a Câmara Municipal de Santos com a sua clarividência e com oportuna regulamentação chamou concorrentes para que fosse realizado este melhoramento.

 

"Meus senhores.

 

"Todas as iniciativas acham nesta admirável e incansável cidade a sua atuação.

 

"Porta de entrada deste grande Estado, cuja capital, a formosa e já clássica S. Paulo, clássica pela sua arte e pelos seus monumentos, conduz a todos nós por um enlevo do espírito, a todas as resoluções mais firmes e mais lúcidas, esta docente terra de Santos tem um filtro mágico que forma o caráter no trabalho e na seriedade, e com o caráter, a força e a conquista.

 

"Este admirável clima ético constantemente determina aquela probidade mental que aqui é comum ao operário, ao empregado, ao artista, ao industrial, ao homem político.

 

"Nasce assim uma sociedade humana, que tem em si uma confiança ilimitada, e professa, de camada a camada, uma recíproca estima.

 

"Aqui toda a boa semente acha o seu sulco; e tudo fecunda, tudo surge.

 

"Santos sabe que a prosperidade civil e a serenidade terrena não podem provir senão do trabalho.

 

"Santos conhece e sente o seu alto destino. E a esse destino todos nós levamos a nossa pedra. Este é o nosso dever e o nosso mais legítimo orgulho.

 

"Viva Santos!...".

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais