Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0428e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/11/13 21:15:48
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MAQUETES
Construtores de mundos... em miniatura (4)

Leva para a página anterior

Maquete é a representação realista em escala de grandes estruturas, podendo ser funcional ou não, permitindo admirar o objeto representado - já existente ou a ser criado - de diferentes ângulos e posições, examinando sua interação com o ambiente em que se encontra(rá). Em Santos, diversos profissionais já se dedicaram ou continuam se dedicando a esse ramo da modelagem de estruturas em miniatura, tanto sólida (usando os mais diversos materiais) como virtual (em representações feitas em computador, também com os mais diversos programas). Um desses profissionais foi destacado na seção Imóveis do semanário santista Boqueirão News, na edição de 9a 15 de setembro de 2006:

EMPREENDIMENTOS - Giorno está finalizando a maquete de um novo shopping na região

Foto: Luiz Fernando Meneses, publicada com a matéria

 

O rei das maquetes

Ele construiu sozinho o Shopping Balneário e com sua equipe formada por três pessoas, edificou as famosas torres dos Jardins da Grécia, na Ponta da Praia, o Shopping Miramar e o Clube Portuários. Só que em uma escala bem reduzida de uma proporção 1/100.

Antonio Carlos Giorno é especialista em maquetes e construiu mais de 300 obras de grandes empreendimentos no seu ateliê.

Antes de fazer maquetes, Giorno era provador e classificador de café em uma firma de exportação em São Paulo. "Eu jamais imaginei que poderia viver exclusivamente das maquetes. Desde criança brincava com massa de modelar", recorda.

Em sua adolescência durante a guerra, Giorno ganhava de seu pai revistas importadas que eram ilustradas por tanques de guerra, aviões e soldados. "Eu olhava a revista e fazia uma cópia fiel das figuras em forma de miniaturas".

O construtor então começou a manufaturar uma pequena ferrovia construindo desde os trilhos até as complicadas locomotivas que eram feitas com peças de relógios e de taxímetros antigos.

"A ferrovia ficou tão perfeita que resolvi construir uma cidade ao seu redor, com prédios, estação de trem e pessoas. Ficou tão perfeita que um dia um colecionador, que era arquiteto, veio ver minha obra e perguntou se eu poderia fazer o mesmo com pequenas construções. Como eu entendia de plantas e escalas menores, aceitei o desafio".

Giorno começou a ficar famoso por causa da riqueza de detalhes que usava nas pequenas edificações. "Comecei a ficar conhecido e em 1960 me profissionalizei, sendo um dos primeiros trabalhadores autônomos a ser registrado como construtor de maquetes. O que era antes uma brincadeira virou um trabalho sério".

Hoje o maqueteiro trabalha na construção de um shopping center que será erguido em uma cidade da região e será um dos mais modernos do Estado. "Por enquanto, é segredo, mas, em breve, esta grande obra sairá do papel, ou melhor, da maquete".

Leva para a página seguinte da série