Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0433c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/15/10 14:27:42
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - BIBLIOTECA - Tropeiro & Capela
Um tropeiro e uma capela (3)

Clique na imagem para voltar ao início do livro

 

Na primeira década do século XVII, um tropeiro santista que transportava cargas entre as vilas de Santos e S. Paulo faleceu num pouso de tropas, no alto da Serra do Mar, e sobre sua sepultura foi colocada uma cruz.

O tempo passou, e nesse local surgiu uma orada, depois um ermida, em seguida uma capela, que ganhou o nome de Santa Cruz e foi consagrada a São Sebastião. Na década de 1980, foi parcialmente demolida, mas, anos depois, resolveu-se restaurá-la pedra por pedra, tornando-a um marco de um tempo glorioso da história nacional.

Um livrete de 16 páginas mais capas - cedido em 2010 a Novo Milênio para reprodução digital, pelo professor de História Francisco Carballa, de Santos, e pela coordenadora pedagógica do projeto de restauro, Sonia Cristina Santos Breyer -, conta essa história de quatro séculos, até os presentes dias:

Leva para a página anterior

Restauração da Capela de Santa Cruz

Leva para a página seguinte da série

Capela demolida - foto de 1980

Imagem incluída na página 13 do livrete

O projeto de restauração resgatou toda a beleza e significado da capela de Santa Cruz, numa feliz cooperação do poder público com o trabalho e desejo de toda a cidade, representada pela capacitação e inserção social de vários jovens munícipes nas artes da restauração, eixo norteador de uma formação integral voltada para o mercado de trabalho.

Estado da capela alguns anos após a demolição

Imagem incluída na página 13 do livrete

Esses jovens deram todos os passos, assentando pedra por pedra, para trazer de volta à luz esse tão importante monumento, que representa não apenas a compreensão histórica de Rio Grande da Serra, mas também resgata uma época gloriosa da história de nosso país, tarefa das mais relevantes e significativas de nosso tempo.

Imagem de São Sebastião do século XVII

Imagem incluída na página 14 do livrete

Importante destacar que a restauração da Capela de Santa Cruz foi realizada em suas mínimas particularidades, com riqueza de detalhes, desde o telhado até o piso.

Festa de São Sebastião em 1943

Imagem incluída na página 14 do livrete