Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0463.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/13/16 17:58:23
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Natureza em extinção?!

O avanço da urbanização, geralmente não acompanhado dos cuidados necessários para a preservação da natureza, também causa seus estragos na flora e na fauna santistas. Em 13 de agosto de 2016, o jornal santista A Tribuna assim registrou, em suas edições impressa e digital:

Algumas das espécies vivem em área de mangue, como o guará-vermelho

Foto: Raimundo Rosa/Arquivo, publicada com a matéria

 

Santos tem 19 aves ameaçadas de extinção, aponta levantamento da Semam

Esse é o saldo de um estudo da Secretaria de Meio Ambiente, que também aponta que a maioria das aves vive na Área Continental

 

GUSTAVO T. DE MIRANDA 13/08/2016 - 08:01 - Atualizado em 13/08/2016 - 08:14

 

Ao menos 19 aves que pertencem ao ecossistema existente em Santos são consideradas ameaçadas de extinção. Os números fazem parte do Levantamento da Avifauna de Santos 2016, feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam).

Os pássaros ameaçados são: albatroz-de-nariz-amarelo, savacu-de-coroa, guará-vermelho, gavião-pombo-pequeno, gavião-asa-de-telha, o gavião-pato, saracura-matraca, saracura-do-mangue e piru-piru.

Também estão na lista o trinta-réis-boreal, trinta-réis-real, papagaio-moleiro, choquinha-cinzenta, pavó, araponga, saíra-sapucaia, figuinha-do-mestre, pixoxó e cigarra. Outras quatro espécies são consideradas quase ameaçadas: caracoleiro, papagaio, entufado e graúna.

A lista produzida pela Semam reúne 260 pássaros que convivem no habitat típico da Mata Atlântica. Segundo a bióloga Sandra Pivelli, do Orquidário de Santos, a maior parte das aves ameaçadas vive na Área Continental da Cidade. "É muito por conta de falta de preservação", diz.
 

Catalogadas

A trilha de birdwaching (observação de aves) em Santos tem várias espécies catalogadas. Algumas delas são conhecidas como o bem-te-vi, o macuco e a garça-branca-pequena, que pode ser vista no Mercado Municipal de Peixe e nos canais da Cidade. Também integram a lista o sanhaçu-cinzento e tiê-sangue

 

Outra espécie que se encontra na mesma categoria é a graúna

Foto: divulgação, publicada com a matéria


Na Área Insular, as espécies são mais generalistas e aguentam o ambiente alterado — de florestal para urbano. A bióloga ainda explica que, eventualmente, algumas que estão ameaçadas tentam se adaptar.

É o caso do gavião-asa-de-telha. Segundo Sandra, apesar de ele viver essencialmente em núcleos de floresta, é possível encontrar o animal na Praça dos Andradas, ao lado da Rodoviária de Santos.

Sandra destaca que o Centro de Santos reúne algumas praças que ficam em uma área próxima. Além disso, a região tem quantidade razoável de árvores. "Na Praça da República, elas são altas e frondosas. Viram uma certa área de escape para as aves", relata.

Para que atraiam os pássaros, essas árvores precisam suprir o que o animal precisa para sobreviver. "Pode virar ninho, oferecer alimentação, refúgio, água. Se existe a possibilidade de existir uma floresta urbana, ela promove a proteção das aves", acrescenta.

Segundo Sandra, quanto mais espécies de árvores nativas da Mata Atlântica nas calçadas e na casa das pessoas, melhor vai ser para a fauna em geral. "Causa um benefício geral, além do conforto climático que as árvores nos dão, quebrando o cinza do ambiente urbano".

Observação - Há em Santos 14 pontos que funcionam como área de observação de pássaros. São eles: o Orquidário, a Fazenda Cabuçu, o Jardim Botânico, o jardim da praia, na região da Beneficência Portuguesa, também na área do Hospital Guilherme Álvaro, na praça Caio Ribeiro de Moraes, o Morro da Nova Cintra, o Teatro Rosinha Mastrângelo, a Pinacoteca Benedito Calixto, os manguezais, a Ilha Diana e o Engenho dos Erasmos.

Conforme Sandra, para observar pássaros é preciso estar atento. "Não seja barulhento, nem ofereça perigo à ave. Se você estiver integrado, quietinho, elas chegam até muito perto. Isso pode ser no quintal da sua casa, na praça. Algumas entram até pela janela".

 

O papagaio é uma das aves citadas como quase ameaçadas na Cidade

Foto: divulgação, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais